voltar

Sua plantação



Pé de mexerica ponkan




Plantio da ponkan

Em pomares comerciais, chácaras, sítios ou mesmo em quintais, quando manejada adequada e corretamente, a tangerineira cresce bem e fornece vigorosa carga de frutos. De tamanho médio a grande, a planta tem crescimento ereto, com poucos espinhos e folhagem densa. Produz frutos com formato arredondado, casca fina e firme, de cores laranja a vermelha. Cultivada em regiões de clima mais frio, ganha maior acidez e apresenta coloração mais intensa na casca e no suco. Em geral, apresenta de nove a 13 gomos, que contêm vários nutrientes, em especial vitaminas C e do complexo B, além de betacaroteno e fibras. INICIO: Há diversas variedades de tangerina, inclusive cultivares híbridas criadas por instituições de pesquisa. As mudas devem ser compradas de viveiristas que possuam certificação e vendam os exemplares de acordo com a legislação referente ao comércio e cultivo de plantas.

PROPAGAÇÃO: O método mais comum é o da enxertia. Primeiro, retira-se a gema ou borbulha do ramo do clone desejado para reprodução. Em seguida, em um movimento de baixo para cima, insere-se a parte destacada da fruteira na abertura em formato de “T” invertido previamente realizada no porta-enxerto. Proteja o enxerto do ressecamento amarrando uma fita plástica, procedimento que também permite a proliferação de células do porta-enxerto e da borbulha, resultando na união perfeita entre ambos.

AMBIENTE: A tangerineira prefere clima com temperatura entre 23 e 32 graus célsius (ºC) e alta umidade relativa do ar. Sob temperaturas acima de 40 ºC e abaixo de 13 ºC, diminui a capacidade da planta de produzir energia para se desenvolver, provocando perdas de produtividade.

PLANTIO: Para maior desenvolvimento das árvores e da produção, escolha as áreas de plantio que mais se adequam à fruteira. No caso da tangerineira, certifique-se de que o plantio ocorra em solo profundo, permeável e com boa fertilidade. Deve ser pouco ácido, com pH entre 5 e 6, e contar com ampla reserva de nutrientes.

ESPAÇAMENTO: Faça covas com 50 centímetros de profundidade e de largura para acomodar as mudas de tangerineira. Para os espaçamentos, recomendam-se medidas de 7 metros entre linhas e 3,5 metros entre plantas. A adubação é feita de acordo com o resultado da análise de solo, contudo, indica-se aplicação de calcário e fósforo.

PRODUÇÃO: O tempo para iniciar a colheita depende da variedade plantada. Em condições ideais de clima e solo, a tangerineira começa a produzir frutos para consumo, em média, a partir do segundo ano após o plantio e aumenta até o décimo ano, quando as árvores são consideradas adultas. Até os 20 anos, conta com boa produção, de cerca de 250 quilos de frutos por árvore. A safra é anual e, de acordo com a variedade, leva entre dois e quatro meses. As mais precoces são a tangerina-cravo, colhida entre março e abril, e a mexerica-do-rio, entre abril e maio. Em geral, no meio do ano colhe-se a ponkan e, em outubro, os frutos de tangor murcott estão maduros e prontos para o consumo.









Pedro Ide-Todos os direitos resevados